Dia5 24/08/2017 Rubiães a Valença 16,2 Km

Tratando-se de uma etapa mais curta, saímos pelas 7h.
Logo ao inicio passámos uma ponte romana sobre o rio Coura sucedendo-se magnificas paisagens ao logo deste rio.

O trajeto com paisagens campestres e florestais foi sendo feito sobre antiga estrada romana com algumas subidas até São Bento da Porta Aberta. Aqui existe uma capela com alguma dimensão não se tratando no entanto do conhecido santuário.

Passámos sucessivamente por Pereira, Fontoura, Paços, Ponte da Pedreira, Arão e pelas 12h30m chegámos a Valença.

Sendo o ponto final desta nossa primeira etapa, após o almoço e sendo ainda bastante cedo, optámos por regressar a casa.
Assim apanhámos às 14h25m o comboio para o Porto e pelas 19h30m estávamos em casa.
Para o ano, ainda em data a definir, faremos a 2.ª etapa de Valença a Santiago de Compostela.

Pelo Caminho fomos encontrando muitos Peregrinos a pé, a quase generalidade estrangeiros ( apenas nos cruzámos com 4 portugueses ) das mais variadas nacionalidades e todos imbuídos de um espírito comum que leva a elevadíssima simpatia no contato.
Em bicicleta passaram bastante mais portugueses e espanhois.

A mesma simpatia encontrou-se na maior parte das pessoas das terras por onde íamos passando.

Independentemente das motivações que possam levar cada um a fazer o Caminho trata-se, como tinha recolhido em todos os testemunhos prévios, de uma experiência única, em que numa abordagem “prática” os conceitos de tempo e distância são radicalmente alterados.

Do ponto de vista prático e para além da recomendação relativa ao peso da mochila, deve-se ter particular atenção aos pés.
Assim deve-se levar calçado confortável e bem “amaciado”, meias especificas para caminhada anti-bolhas e colocar ao inicio do dia um creme ou vaselina. Quando foi possível, a meio do dia lavávamos os pés e eram novamente protegidos e trocadas as meias.

A sinalização existente é adequada ( setas amarelas para o caminho a seguir, cruzes amarelas no caminho a não seguir) e pode-se dizer que é suficiente. Só tivemos uma pequena dificuldade dentro de Barcelos pelo facto de ainda ser de noite.


Algumas fotos do dia:













Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dia 5 – 04/10/2018 – Padrón a Santiago de Compostela – 26,8 Km

Dia 5 - 17/08/2019 - de Hospital de Bruma a Sigüeiro - 24,4km

Dia 2 - 14/08/2019 - Neda a Pontedeume - 15,5km